4 PASSOS PARA UM CAFÉ COADO MAIS SABOROSO

Atualizado: 5 de set. de 2020





Pegou o celular para ler as ultimas notícias pela manhã? Vai um cafezinho! Chegou visita? Passa um café bem rapidinho! Encontrou aquela pessoa que estava com saudade e vai colocar o papo em dia? Só se for com uma xícara de café do lado! É difícil pensar em café sem relacionar seu consumo com rotina, afinal, essa bebida está presente em diversos momentos da vida do brasileiro.


Não é à toa que, lá nos anos cinquenta, Frank Sinatra brincava em uma de suas músicas – The Coffee Song – que o brasileiro não bebe outra coisa que não seja café. Ele também ironiza dizendo que, como acompanhamento, nós bebemos aquele cafezinho com mais café. Exagero? Talvez não. Esse grão mantém uma posição importante na nossa economia. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Brasil é o país que mais produz e exporta café no mundo: Só no ano de 2018, exportamos uma soma de 35,15 milhões de sacas de 60kg do grão, uma média mensal de 2,92 milhões de sacas.

E como o café é querido entre os brasileiros, separamos algumas dicas que vão te ajudar a preparar uma bebida com mais sabor e aroma para você tomar no café da manhã, com amigos e em qualquer lugar. Confere aí!



MEDIDA DE ÁGUA

A proporção indicada para uma porção individual é de duas colheres de sobremesa do pó do café para 100ml de água.



AGUA E TEMPERATURA

A água deve ser filtrada ou mineral, pois o cloro da água da torneira influencia no sabor da bebida. A temperatura ideal para o preparo é a de 96-98C, ou até o início da fervura. Coloque um pouco a mais de água, pois você precisará escaldar o filtro de papel.



ESCALDE O COADOR

Antes de colocar o pó de café, despeje um pouco de água no filtro de papel para remover impurezas, o gosto de papel. Descarte a água após o processo. Aí vai uma dica: Antes, dobre as costuras na lateral e em baixo do filtro. Assim, você consegue liberar espaço para o líquido poder escoar mais fácil.



EXTRAÇÃO DA BEBIDA

Com o pó do café no filtro, despeje um pouco de água, para hidratar e aguarde cerca de dez segundos. Com isso, o pó irá saturar e estará pronto para ser extraído seu máximo de sabor e aroma. Por fim, é só cobrir com água fazendo movimentos circulares e repetir o processo toda vez que o líquido escorrer.


Agora é só pôr em pratica, não é mesmo? Que tal aproveitar esse preparo para dar um up na sua bebida com alguns ingredientes fáceis de encontrar e que vão fazer toda a diferença no seu cafezinho? Basta clicar no link abaixo ;)


7 INGREDIENTES QUE IRÃO INCREMENTAR SEU CAFÉ

5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo