BRIGADEIRO DE CAFÉ: DA ORIGEM ATÉ SUA MESA

Atualizado: 5 de set. de 2020




No ano de 1945, estava rolando a disputa presidencial aqui no Brasil e um dos candidatos se chamava Eduardo Gomes. Não, ele não venceu as eleições nessa época, mas toda a publicidade criada para promover sua candidatura deu origem ao doce mais famoso aqui no nosso país: o brigadeiro. O que uma coisa tem a ver com a outra? Vamos te dizer como.

Eduardo Gomes foi um aviador militar que na década de 40 decidiu se candidatar à presidência e, para popularizar sua campanha, utilizou sua patente militar: brigadeiro. O candidato, garanhão do jeito que era, ficou muito mais famoso entre as mulheres, que faziam festas para angariar fundos, promover sua candidatura e criaram uma sobremesa feita com manteiga, cacau e leite condensado para vender nesses eventos. Esse doce ficou conhecido como “Doce do Brigadeiro”.

Eduardo Gomes perdeu a disputa a presidência para o, também militar, Eurico Gaspar Dutra, mas graças a sua campanha e seu modesto slogan “Vote no brigadeiro que é bonito e solteiro!”, nasceu esse doce delicioso que é sucesso não só aqui no nosso país, mas no mundo todo.

Agora, você sabe que é possível preparar um brigadeiro de café? Nós experimentamos essa receita e ficamos muuuito impressionados com o resultado, por misturar dois ingredientes que se completam. E muito! O sabor do café consegue amenizar a doçura exagerada do brigadeiro e o cacau realça o sabor do café. É uma combinação excelente! Vamos colocar a mão na massa?

INGREDIENTES:

1 lata de leite condensado

1 ½ colher de sopa de manteiga

1 xicara de café bem forte já preparado

2 colheres de sopa de cacau

PREPARO

Ponha o leite condensado, manteiga, o café e o cacau numa panela e leve ao fogo baixo. Mexa sem parar e apague o fogo só quando o brigadeiro estiver soltando do fundo da panela. Esse é o ponto! Depois, transfira para um prato e espere esfriar.

UMA DICA

Não se desespera quando estiver misturando tudo e achar muito líquido. Basta seguir mexendo, que vai reduzindo até ficar no ponto de brigadeiro. Vai demorar um pouco mais que o normal, mas vai valer a pena!

34 visualizações

Posts recentes

Ver tudo