DESCUBRA 5 BENEFÍCIOS DA BORRA DE CAFÉ E COMO REUTILIZÁ-LA

Atualizado: 2 de out. de 2020





Que somos o maior país produtor de café, nós já sabemos! Agora, você sabia que o Brasil é segundo maior consumidor dessa bebida? Nós consumimos mais de 1,2 milhões de toneladas dessa bebida e, consequentemente, criamos cerca de 828 mil toneladas de borra de café, um resíduo, que apesar de ser orgânico, não é descartado da maneira correta.

Depois de descartada no lixo comum, a borra do café viaja para os aterros sanitários, onde se tornam vetores para doenças e libera gás metano durante sua decomposição. Para ter uma base, esse gás é vinte vezes mais potente que o próprio CO2, um dos grandes responsáveis pelo efeito estufa. Além de produzir chorume, que pode intoxicar o solo.

Mas como descartar de forma correta a borra de café? Não é difícil! Podemos evitar a emissão desses gases fazendo uma reutilização desse item. Listamos algumas alternativas que podem te ajudar a dar outro destino a esse resíduo sem trazer tantos males ao mundo. Vamos lá?



ESPANTA FORMIGAS

Se algum dia você se deparar com formigas em casa, caminhando pelos armários, coloque borra de café no cantinho da parede e a deixe fazer seu trabalho. O aroma forte vai afastar as formigas. Caso não queira colocar diretamente no chão ou no móvel da sua casa, basta pôr em cima de um pires que terá o mesmo efeito. Quando for descartar, você também pode aproveitar para lavar as mãos e eliminar os cheiros como o de cebola e alho.


COMPOSTAGEM

A compostagem é o aproveitamento de resíduos orgânicos, em que fungos e bactérias trabalham na decomposição desses produtos, transformando todo esse material num produto fértil e riquíssimo em nutrientes, que chamamos de Humus. Na fazenda Santa Rosa, utilizamos essa técnica, aproveitando nosso material orgânico para preparar uma compostagem rica e que volta para nossas plantações de café e horta.


ESFOLIANTE DE PELE

A borra do café possui polifenóis, triacilgliceróis, esteróis e tocoferóis. Esses componentes tem uma ação anti-inflamatória e antioxidante, além de ser um ótimo hidratante para pele e estimular a síntese de colágeno e elastina. Não é à toa que, na indústria de cosméticos, o óleo, tanto do grão verde quanto da borra do café, são ingredientes utilizados para cremes faciais e anticelulite. A proporção é de uma colher de sopa de mel para duas da borra do café, depois é só misturar e fazer uma esfoliação na pele.

TIRAR ODOR DE GELADEIRA

Seque no sol e coloque numa tigela ou qualquer outro recipiente que permita a passagem de ar que a borra do café vai ajudar a eliminar odores de alimentos na geladeira. O nitrogênio em sua composição, ao entrar em contato com o carbono dentro do eletrodoméstico, ajuda a eliminar o gás sulfúrico do ar.


FERTILIZANTE DO SOLO

O nitrogênio e carbono contido na borra são itens importantes para plantas e bastante utilizadas para fertilização. Entretanto, não é aconselhado colocar diretamente no solo porque a borra faz um efeito contrário absorvendo o nitrogênio do solo no seu processo de decomposição. O aconselhado é misturar em água, numa proporção de um litro para cada 100g de borra e borrifar nos vasos e canteiros. Outra alternativa é fazer uma mistura com fertilizantes que tenham o nitrogênio em sua composição, além de conter potássio e fosforo. Mas, antes de ser manipulada no solo, é necessário deixar fermentar por cerca de 60 dias.

11 visualizações

Posts recentes

Ver tudo