A propriedade tem como produção principal o cultivo do café gourmet orgânico 100% Arábica e também direciona o plantio para frutas, legumes e hortaliças, sempre trabalhando a rotação das culturas. Uma técnica que traz fertilidade e conservação do solo, diminui a incidência de pragas, entre outros benefícios.

Temos orgulho em dizer que realizamos nossos trabalhos de forma sustentável. Neste ano, investimos em painéis solares para a captação de luz solar, gerando energia limpa e renovável. Também, reaproveitamos o máximo de material orgânico para servir de adubo para as plantações e na criação de produtos naturais que são utilizados para proteção da lavoura e controle de pragas, substituindo o uso de agrotóxicos.

É dessa forma que trabalhamos na fazenda Santa Rosa, utilizamos recursos da natureza e dando o melhor para a terra e recebendo de volta todo o cuidado e dedicação que investimos, procurando gerar o mínimo de impacto sobre ela. Assim, garantimos uma produção sustentável, respeitosa e de coexistência com o meio ambiente.

IMG_1094_edited_edited.jpg
Nossa História

Tudo começou na década de 80, quando o Sr. Fernando Macedo, sabendo do valor do café, decidiu investir no plantio do grão na fazenda Santa Rosa, em São Benedito, localizada a pouco mais de trezentos quilômetros da capital cearense.

 

O Sr. Fernando também direcionava o plantio para uma produção de frutas, legumes e liberava algumas áreas do seu terreno para que moradores locais pudessem ter seu plantio, uma prática que até hoje é mantida como estimulo da produção local. No decorrer dos anos, a fazenda foi crescendo e adquirindo equipamentos que melhoraram a estrutura da propriedade e produção, não apenas do café especial, carro chefe da fazenda, mas outras culturas que passaram a ser plantadas na propriedade.

 

O ano de 2012 foi decisivo para a fazenda Santa Rosa. O Sr. Fernando, passou a gestão da fazenda para o seu neto, que deu continuidade ao legado deixado pelo avô e decidiu fazer a transição de toda a produção, que até então era convencional, para orgânicos.

Em 2014, depois de ter passado pela transição, a fazenda já recebia certificação de produtora de orgânicos e no ano seguinte, passou a fazer parte da Cooperativa Agropecuária dos Produtores Orgânicos da Ibiapaba, a COAPOI. Uma colaboração que tem gerado grandes frutos e expectativas promissoras para o futuro.

WhatsApp Image 2020-07-31 at 15.26.01.jp

Periodo de florada dos cafezais na  fazenda Santa Rosa

FAZENDA SANTA ROSA

Em 2016, buscando crescimento e posicionamento no mercado como referência em orgânicos, nasce a Nobre Vita. Uma marca que tem se dedicado a respeitar a natureza e trazer saúde e qualidade através dos produtos orgânicos diretamente do interior do Ceará.

IMG_1057.jpg

O açude da fazenda Santa Rosa é alimentada por olhos D'água espalhados ao longo da propriedade

FAZENDA SANTA ROSA
IMG_1075 (1).jpg

A fazenda Santa Rosa se estende ao longo de duzentos e trinta hectares, contendo uma variedade de culturas e áreas de preservação que são mantidas intactas, respeitando a fauna e flora local. Essas áreas contribuem para a formação de olhos d’agua, que abastecem o açude, fornecendo água para toda a propriedade em termos de necessidades hídricas.